sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Série Frutas e Seus Benefícios: Abacaxi


Essa é a primeira publicação da Série Frutas e Seus Benefícios. Como já poderam perceber, a primeira fruta de que vou falar será sobre o abacaxi. Uma fruta não tão comum aqui no distrito de Moitas, mas que com certeza é conhecida no mundo todo pelo seu sabor, benefícios e inúmeras possibilidades de uso.

O abacaxi é uma fruta tropical, nativa das regiões costeiras da América do Sul. A planta cujo nome científico é "Ananas Comosus". Daí o motivo de em algumas regiões fruta ser conhecida como Ananas ao invés de Abacaxi.

O abacaxi tem uma enorme aceitação em toda parte do mundo, desde o natural como industrializado. É um alimento rico em Vitamina C, betacaroteno e Vitaminas do complexo B, além de minerais como: Cálcio, manganês, potássio e ferro. Ele também é rico em fibras, que são importantes para uma vida saudável.

Como se tudo isso já não fosse suficiente para complementar a enorme lista de qualidades dessa fruta deliciosa e nutritiva que é o abacaxi, ele ainda contém uma enzima chamada bromelina, que segundo pesquisas, pode ajudar na redução de inflamações e também contribui para uma boa digestão. Além disso, é essencial para as pessoas do grupo sanguíneo do grupo A. Sendo rico em fibras solúveis, é ótimo para controlar os níveis de colesterol no sangue, acelera a cicatrização dos tecidos, é indicado para pedra nos rins, hipertensão arterial, anemias, sendo importante também para a perda de peso.

Agora, se você ficou com vontade de comer aquele abacaxi mas não sabe como escolher direito o que está mais no ponto, aí vai uma dica: Para escolher um abacaxi, não se pode considerar apenas a sua cor, que varia muito dependendo da qualidade. O melhor e mais simples é verificar as folhas da coroa. O abacaxi está no ponto quando elas se soltam com facilidade, mas é com facilidade mesmo, por quem tem que só falta morrer do colocar força pra puxar uma folhinha, e meia hora depois que a folha sai, diz que o abacaxi esta no ponto. kkkk. Outro método é pressionando com os dedos um determinado ponto da fruta. Se ele estiver muito duro, ainda está verde. Para que o abacaxi verde amadureça, deixe-o à temperatura ambiente, enrolado em jornal e longe da luz direta do sol. Quando ele está maduro demais, sua casca tem manchas escuras e partes amolecidas próximas à sua base.

Agora, é só pegar seu abacaxi e saborear...
Para ajudar vocês a escolher um bom uso para seu abacaxi, vou deixar uma receita que minha mãe costuma fazer aqui em casa e que eu, particularmente, gosto muito. É a de torta de abacaxi:

TORTA DE ABACAXI
INGREDIENTES:

MASSA
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 100g de margarina
  • 4 ovos (claras separadas)
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
CALDA
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • ½ abacaxi cortado em fatias
MODO DE PREPARO

CALDA
  1. derreta o açúcar em uma assadeira redonda (faça caramelo)
  2. retire do fogo
  3. corte o abacaxi em fatias e distribua sobre a calda
  4. reserve
MASSA
  1. na vasilha, coloque o açúcar, as gemas e a manteiga e misture
  2. junte o leite e bata até obter um creme homogêneo
  3. adicione a farinha e bata novamente, 
  4. adicione as claras em neve e mexa para se agregar aos demais ingredientes
  5. adicione o fermento
  6. coloque a massa obtida na assadeira reservada
  7. leve ao forno pré-aquecido 180 ºC até dourar
  8. desenforme quente para não grudar
Pronto, agora é só deixar esfriar e se deliciar.

Espero que tenham gostado da publicação. Se você souber de alguma outra receita que use abacaxi, sinta-se a vontade para deixar nos comentários ou, se preferir, você também pode publicar na nossa página no Facebook. Será um prazer!

E não esqueçam na próxima sexta, teremos a segunda publicação da série. Dessa vez, a fura será a Acerola. Diferente do Abacaxi, ela é muito comum aqui.
Então é isso. até lá! Abraços pessoal

Série frutas e seus benefícios:

Abacaxí: publicado dia 01/11/2013
Acerola: será publicado no dia 08/11/2013

2 comentários: