sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Série Frutas e Seus Benefícios: Acerola


A acerola, fruta muito comum em nosso distrito, não é nativa de nossa região. Ela tem origem nas Antilhas, América Central e no norte da América do Sul, daí o motivo de em algumas regiões, a acerola ser conhecida como "cereja-das-antilhas" ou "cereja-de-barbados".

No Brasil, o cultivo de acerolas teve um forte crescimento nos últimos vinte anos, sendo hoje uma importante cultura da nossa região, principalmente na agroindústria de polpa de fruta congela.

Como todos devem saber, a superfície da acerola é lisa ou dividida em três gomos. Ela possui três sementes no seu interior. O sabor do fruto é, na sua maioria, levemente acido e o perfume é semelhante ao da maçã.

Para quem gosta de se deliciar com o saber dessa fruta tão comum no nosso distrito, depois dessa postagem vai gostar ainda mais, pois a acerola possui várias vitaminas. Tais como a vitamina A, B1 (tiamina), B2 (roboflavina), B3 (niacina). Além disso, ela também possui cálcio, fósforo e, principalmente, vitamina C, que em algumas variedades, chega a estar presente em até 5 gramas por 100 gramas de polpa.
Pode parecer pouco, mas acreditem, não é. Este valor chega a ser oitenta vezes superior ao da laranja e ao do limão, frutas muito ricas em vitaminas C. É válido dizer que, quanto mais verde a acerola estiver, maior será a quantidade de vitamina C.

A acerola é uma fruta típica de regiões tropicais e subtropicais, pois necessita muito dos raios solares no seu processo de vida. Atualmente a nossa região, Nordeste,, é a maior produtora de acerolas do país.

A fruta sofre variação em relação a sua cor tamanho e formato, pois possui várias espécies. Ela é extremamente frágil, permanece no pé por apenas dois dias após chegar à maturação. Quanto ao sabor, podem ser doces, ácidas e super ácidas, sendo que sua utilização é maior na produção de sucos, não a restringindo a outras finalidades.

Por ser tão rica em vitaminas, a acerola é muto usado para prevenção ou tratamento de pessoas com gripe, infecções pulmonares, doenças do fígado, doenças nasais e gengivais. Em outras palavra, é uma fruta muito benéfica à saúde.

Agora, vou deixar pra vocês uma receita diferenciada de suco de acerola. Se gostarem ou souberem de novas receitas, sinta-se a vontade para deixar seu comentário logo a baixo. ;)

SUCO DE ACEROLA CREMOSO:

Ingredientes:

  • 200 g de polpa de acerola (pode ser comprada em supermercados)
  • 1 lata de leite condensado
  • 250 ml de leite
  • 1 caixa de creme de leite
Como fazer:
  1. Junte todos os ingredientes no liquidificador
  2. Bata até misturar tudo
  3. Sirva
Pronto! Como pode ver, é uma receita super simples e fácil de fazer. Espero que gostem! Até a próxima publicação da série.
...

Na próxima sexta estaremos publicando sobre Ameixa.

CONFIRA TAMBÉM:
Série Frutas e Seus Benefícios: Abacaxi (publicado dia 01/11/2013)
Série Frutas e Seus Benefícios: Acerola: (publicado dia 08/11/2013)
Série Frutas e Seus Benefícios: Ameixa (Será publicado no dia 15/11/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário