sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Série Frutas e Seus Benefícios: Amora

Olá pessoal! Em primeiro lugar gostaria de me desculpar por uma pequena mudança de planos feita "de última hora". Se vocês vêm acompanhando a série Frutas e Seus Benefícios, aqui no Moitas Online, deve saber que a fruta dessa semana seria a Ameixa, porém, resolvi não publicar mais sobre ela, pois, como já devem saber, essa série é para publicar as frutas encontradas aqui em Moitas, sejam elas em muita quantidade ou não. O problema da Ameixa, é que não consegui comprovar sua existência aqui nesse distrito. Por esse motivo, achei melhor não publicar sobre ela. Quem sabe futuramente, em uma outra série!

Mas chega de enrolação e vamos ao que interessa! Vamos falar hoje sobre a Amora. Uma frutinha super pequena, mas com benefícios gigantescos à nossa saúde.

Uma das coisas que você deve ficar sabendo é que as amoras são frutos agregados, ou seja, são formadas pela agregação de vários frutos menores denominados mini drupa ou drupete. Existem vários tipos de amoras e as mesmas, podem variar de cor e tamanho. Elas pode ser vermelhas, brancas ou negras, e seu tamanho pode variar de um a três centímetros, dependendo da espécie. A mais comum no nosso distrito é a amora de cor negra.

Elas são uma boa fonte de ferro e vitamina C. Foram e ainda são utilizadas com propósitos medicinais, pois nas amoras contém grandes quantidades de antocianinas, que são enconradas no pigmento que dá ao fruto suas cores. Antocianinas são poderosos antioxidantes que ajudam a reverter os danos celulares causados pelos radicais livres, e são úteis na prevenção de doenças cardíacas, câncer e derrames.

Por ser uma fruta rica em cálcio, a amora é muito eficaz no combate a osteoporose. As suas folhas também podem ser usadas com fins medicinais. Fazendo-se chá com elas, pode-se tratar diarreias, inflamações da boca e garganta.

Além de muito saudável, a amora é muita fruta muito pouco calórica. Apenas 52 calorias em 100 gramas. Cerca de 80% de sua composição é de água e contém boas quantidades de fibras (entre 3,5 e 4,7%). A espécie mais comum das espécies de amora, é a amora preta, que é arredondada, inicialmente vermelha e depois preta, quando bem madura.
A amoreira preta é um arbusto que pode atingir 2 metros de altura e seu caule é flexível, geralmente coberto por espinhos. As flores são rosadas ou brancas. As raízes são permanentes e delas formam as brotações que se desenvolvem, florescem e frutificam nos ramos... Evite colher a fruta usando roupas claras, pois ela deixa uma mancha azul infeliz. rsrs fora isso, a amora provou ser uma fruta incrivelmente útil à nossa saúde.
Quem diria que numa frutinha tão pequena, poderia ter tantos benefícios!

Agora, como de costume, deixarei uma pequena receita que utiliza a amora como ingrediente principal. Espero que gostem!

CHEESECAKE DE AMORA

Ingredientes:
  • 300 g de bolacha tipo maisena
  • 100 g de manteiga sem sal
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 pitada de canela
  • 1 colher (sopa) de aveia em flocos finos
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 200 ml de iogurte natural
  • 1 ovo
  • 400 g de cream cheese (veja a receita do cream teese clicando aqui).
  • 1/2 lata de leite condensado
  • 350 g de geléia de amora
  • 1 limão
Modo de Preparo:
  1. Triture as bolachas até formar uma farinha e peneirar. Misturar com manteiga derretida, canela, açúcar, farinha de trigo e aveia.
  2. Coloque em uma forma (preferencialmente de aro removível) e prense com as mãos ou as costas de uma colher formando uma fina camada.
  3. No liquidificador coloque o ovo, o iogurte, o leite condensado e o cream cheese e bata até ficar cremoso.
  4. Coloque essa mistura na forma e asse em forno pré aquecido a 150 graus por 40 minutos.
  5. Depois de assado espere esfriar e leve ao freeze por 30 minutos. Retire do freezer, desenforme, coloque a geléia com o suco de limão.
No final, a receita deve ficar mais ou menos assim:

Então é isso pessoal! Até a próxima semana. 

CONFIRAM TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário