sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Série Frutas e Seus Benefícios: Ata


A fruta dessa semana possui várias identidades ao redor do Brasil e do mundo. Porém, como nosso foco é Moitas, o nome pelo qual a conhecemos é de Ata. Alguns dos outros nomes conhecidos dessa fruta são: Anona, pinheira, quaresma e os mais comuns, fruta-do-conde e pinha. A forma pela qual essa fruta é conhecida pode variar dependendo da região, porém seu nome científico é Annona Squamosa. A árvore que produz essa fruto pode alcançar o tamanho de até 6 metros de altura e é muito ramificada. Ela é muito comum em regiões de clima tropical, ou seja, não tolera temperaturas baixas.

Assim como as outras frutas anteriormente publicadas nessa série, a Ata também possui muitos nutrientes benéficos a nossa saúde. Ela contém vitaminas B1, B2, B5; rica em vitamina C, possui também sais minerais como o cálcio, fósforo, ferro, proteínas, potássio e é estimulante do apetite (ideal para crianças em fase de crescimento). Ela é uma fruta energética pois possui um alto teor de glicose.

A Ata também pode auxiliar no tratamento de anemia; há quem diga que as folhas da planta servem para câimbras, e junto as sementes torana-se um vermífugo. A fruta também é um poderoso antirreumático e antiespasmódico.

Se em depois de todos esses benefícios você quiser ter uma ateira em casa (caso ainda não tenha) isso é muito fácil de se conseguir. A semente da fruta germina facilmente aqui em Moitas. Diria até que fácil demais, pois as vezes elas começam a germinar em locais onde seriam totalmente inconvenientes como em jardins, por exemplo.

Agora, como de costume, estarei passando pra vocês uma receita que tenha como ingrediente principal a fruta em questão...
Essa é super simples!

MOUSSE DE ATA

Ingrediente:


  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 5 atas (300g cada)
  • 1 colher (sopa) de gelatina incolor em pó.

Modo de fazer:



  1. Abra as atas e retire a polpa com as sementes, sem raspar a casca.
  2. Passe a polpa em uma peneira para tirar as sementes.
  3. Coloque no liquidificador a polpa da fruta, o leite condensado, o creme de leite e a gelatina em pó.
  4. Bata por 3 minutos
  5. Coloque em uma vasilha e leve à geladeira por 30 minutos
  6. Sirva em taças.
O rendimento médio é de 6 porções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário