sábado, 7 de dezembro de 2013

Série Frutas e Seus Benefícios: Banana


Oi pessoal! Em primeiro lugar quero pedir desculpas aos leitores do Moitas Online, pois, como já devem saber, a série "Frutas e Seus Benefícios" é publicada na sexta e não no sábado. Porém, por motivos maiores, não pude publicar ontem, e aqui estou eu, publicando no sábado. Farei o possível para que isso não se repita...

Mas chega de enrolação e vamos ao que interessa. Como já deu para perceber, a fruta dessa semana será a Banana, fruta muito conhecida. Não só aqui, em Moitas, mas em vários lugares pelo mundo.

Sendo o quarto alimento mais produzido no mundo e uma das frutas  mais consumidas pelos brasileiros, também é conhecida pelo seu alto teor de cálcio e potássio. Por ser extremamente benéfica aos praticantes de exercícios físicos, a banana recebe o status de ‘alimento dos atletas’, já que ajuda na prevenção de câimbras e dores musculares.

Alguns brasileiro podem achar que a banana é uma fruta nativa de nosso país, mas não. Ela é originária do sudeste da Ásia, porém, está presente em diversos países, inclusive aqui, no Brasil.

Dentre as várias espécies de bananas, as mais comuns no Brasil são:  banana-da-terra, prata, maçã, nanica e ouro.

Além dos benefícios já citados acima, a banana traz outros benefícios à saúde. Uma coisa que poucas pessoas sabem é que a fruta é um excelente aliado para quem precisa combater a insônia. "A banana possui triptofano, um aminoácido precursor da melatonina, hormônio do sono. Sendo uma ótima pedida para se comer à noite", revela nutricionista.


Já para aqueles que estão pensando em emagrecer e precisam conter os ataques à geladeira, abanana é indicada também como sobremesa, pois prolonga a sensação de saciedade. Isso também ocorre por causa do triptofano, que ajuda a controlar a compulsão por doces. Por isso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ela é uma opção certeira para quem está de dieta.


Outra variedade que faz muito bem para o organismo, mas ainda é pouco consumida é a banana verde. Segundo a nutricionista, a fruta nesse estágio é um excelente alimento funcional . "Por ainda estar verde, a banana concentra altas quantidades de fibras solúveis como a inulina, sendo considerada um probiótico natural, ou seja, um alimento que contem bactérias boas que auxiliam em nosso intestino", comenta nutricionista.


Para quem nunca experimentou banana verde, a nutricionista ainda explica que existe diferentes jeitos de consumir a fruta. "Ela pode ser ingerida na forma de farinha ou de biomassa (conseguimos obter mais benefícios com esta última). A farinha pode ser adicionada em refeições, líquidos, frutas, e até em bolos e pães. Já a biomassa, pode ser batida com um suco ou vitamina", conclui.


A banana também é rica em vitaminas, dentre elas vitaminas do complexo B (B1, B2, B6 E B12), se torna um alimento importante para sistema nervoso, Além de minerais, contém ferro, auxiliando pacientes em casos de anemia. Ajuda na digestão, por sua composição nutricional, além de saciar a fome. A banana também mantém os níveis de açúcar elevado, eliminando o cansaço físico e mental.

Então você já sabe, em caso de falta de energia, a banana é uma ótima opção... mas cuidado com os exageros, pois se consumida com excessos e sem a prática de exercícios, a banana pode engordar. Sabendo disso, é só saborear a fruta e aproveitar seus benefícios.


E vamos a receita:


TORTA DE BANANA RÁPIDA:

Ingredientes
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 2 ovos batidos
  • 1 copo de leite
  • 5 colheres de sopa de margarina
  • 10 bananas cortadas na horizontal
Modo de Preparo

  1. Para a farofa misture numa vasilha o trigo, o açúcar e o fermento
  2. Reserve
  3. Derreta a margarina, acrescente o leite e os ovos e mexa bem.
  4. Numa forma untada, coloque uma camada de farofa, bananas, farofa, bananas, farofa, e o líquido por cima sem mexer.
  5. Asse em forno morno até dourar.

E é isso pessoal. Até a próxima!

Confira também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário