sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Série Frutas e Seus Benefícios: Coco


Hoje vamos falar de uma fruta muito comum em nossa região: O Coco. Para onde olharmos com certeza iremos avistar algum pezinho de coqueiro, isso é fato. Agora, que o coco é uma fruta comum em nossa região já sabemos, mas e quanto aos seus benefícios?!
Pois bem... Aí vai uma dica, ou melhor duas: O coco é riquíssimo em duas gorduras - o ácido láurico e o monolauril -, que têm tudo a ver com um corpo mais esbelto. De rápida digestão, elas não ficam estocadas nas células. Ao contrário, servem de combustível para gerar energia, evitando assim que se transformem em pneus. Então se você está preocupado(a) com aquela gordurinha localizada, o consumo da fruta não irá lhe prejudicar. Só um detalhe: A fruta verde, embora saudável, não se presta para eliminar quilos extras. É que nesse estágio ainda não há teor significativo de ácido láurico e monolauril. Por isso, para fins "antibarriga", só vale usar a fruta madura, seca.

As gorduras encontradas no coco também têm uma ação anti-inflamatória a nível celular. "Eles aumentam a produção de substâncias protetoras e, ao mesmo tempo, diminuem as concentrações de outras pró-inflamatórias. E isso dá uma grande ajuda no emagrecimento, porque obesidade e sobrepeso são decorrentes de desequilíbrios inflamatórios", explica a nutricionista funcional Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, em São Paulo. Apesar de a água-de-coco ser muito usada por quem vive de olho na balança, ela não interfere significativamente na perda de peso justamente por não ser rica nessas gorduras do bem. Mas, claro, a bebida é válida como um refresco leve e nutritivo (Além de muito gostoso). O ácido láurico e o monolauril têm ainda outras funções importantes no nosso organismo. Atuam como antivirais, combatem fungos e bactérias, melhoram a resposta imunológica, aumentam o colesterol bom (HDL) e protegem o coração...

Pronto, agora já sabemos quais os principais benefícios do coco! Não preciso nem falar para que essa fruta passe a ser mais apreciada, pois ela naturalmente é querida por todos, não só aqui em Moitas, mas em todo o mundo!

Agora, é claro que não poderia deixar de postar uma receita que tenha como ingrediente principal a fruta em questão, o coco. A receita dessa semana quero deixar em especial para os meus primos (e melhores amigos) Jerbes, Marcos, Silas e Táfine... eles com certeza saberão por que. kkkkkkkk

Então vamos lá...

BOM BOCADO RÁPIDO:

Ingrediente:

  • 200 g de coco ralado
  • 4 ovos
  • 2 latas de leite condensado
  • 1 colher (sobremesa) de fermento químico
  • 200 ml de leite de coco
  • Quanto baste de farinha de trigo para polvilhar
  • Quanto baste de açúcar
Modo de Preparo:
  1. Bata tudo no liquidificador
  2. Coloque em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo ou se preferir, coloquem em forminhas separadas (assim é mais prático e mais bonito rsrsrs)
  3. Asse em forno médio por aproximadamente 40 minutos (você pode ver o ponto usando um garfo, se ele sair limpo, está no ponto)
  4. Depois de pronto, polvilhe com um pouco de açúcar peneirado.
  5. Depois espere esfriar e pode se servir.
DICA: Depois de frio, eu gosto de colocar na geladeira pois gelado (não muito) fica mais gostoso. Mas fica a seu critério. :) Abraços e até a próxima semana que estarei falando sobre a Goiaba. Até lá!



Um comentário: