sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Série Frutas e Seus Benefícios: Goiaba


Hoje vou falar sobre a goiaba. Fruta um tanto comum em nosso distrito que, como tantas outras, pode trazer vários benefícios à nossa saúde.

Ela é uma excelente fonte de vitamina C, que é um antioxidante que neutraliza a ação dos radicais livres, responsáveis pelo tão temido envelhecimento precoce. A vitamina C necessária para a produção de colágeno, a formação dos glóbulos vermelhos do sangue e o metabolismo de alguns aminoácidos. Também facilita a absorção de ferro e aumenta a resistência a infecções.

A fruta também contém licopeno, um elemento predominante no plasma e nos tecidos humanos, sendo encontrado em um número limitado de alimentos de cor vermelha (tomate e seus derivados, melancia, mamão e pitanga são exemplos). É um dos mais potentes antioxidantes, sendo sugerido na prevenção de cânceres e da formação de placas de gorduras nos vasos sanguíneos.

Além desses benefícios, a goiaba também pode auxiliar no combate à diarreia. Agora se seu problema é o contrário, ou seja, você sofre de prisão de ventre, constipação... então e melhor evitar o consumo da goiaba.

A goiaba também possui vitamina A, vitaminas do complexo B, sais minerais como o cálcio, fósforos e ferro.
Por ter pouca quantidade de açúcar e quase nenhuma gordura, a fruta é indicada para qualquer tipo de dieta e, de preferência, deve ser consumida crua. Contraindicado apenas para pessoas com problemas intestinais, como já citado acima.

Por seu baixo teor de sódio e abundante teor de potássio e fibras vegetais, a goiaba é excelente na prevenção e combate da Hipertensão. Ela também combate o colesterol, auxilia no combate ao tabagismo, uma vez que a vitamina C neutraliza os efeitos da nicotina, sendo recomendado duas ou três goiabas diárias na dieta para quem está deixando de fumar.
Ela também auxilia no combate ao esgotamento físico, agindo como um tonificante sobre o organismo. Seu uso também é indicado em casos de doenças infecciosas e cansaço, provocados por doenças crônicas.

Agora, se você gostou de conhecer mais sobre a goiaba, e quer introduzi-la de vez em seu cardápio, aqui vai uma dica:

MOUSSE DE GOIABA
Ingredientes:

  1. 1 kg de goiabas vermelhas bem maduras
  2. 1 lata de leite condensado
  3. 1 lata de creme de leite ou natas na mesma medida de uma lata de leite condensado
Modo de preparo:
  • Cortar as goiabas e retirar a poupa (reserve)
  • Colocar as goiabas sem a pouca em recipientes e levar para uma fervura, o suficiente para deixá-las ligeiramente moles.
  • Deixar esfriar.
  • Colocar as goiabas num liquidificador, juntar o leite condensado e o creme de leite (ou natas).
  • Bater até obter um creme homogêneo.
  • Colocar em taças individuais e levar para a geladeira por 1 hora, ou até que fiquem consistentes.
  • Após esse período é só se deliciar...
Observação: Com a poupa retirada das goiabas fazer um delicioso sumo - bater no liquidificador com um litro de água, adicionar açúcar a gosto e 4 folhas de hortelã pimenta. Levar para a geladeira e serva bem gelado.

Por hoje é só pessoal! Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário