sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Série Frutas e Seus Benefícios: Limão


Limão
Falarei hoje sobre uma fruta muito útil para nossa saúde e que, obviamente, faz parte da lista de frutas encontradas em nosso distrito: O limão.
Essa fruta um tanto comum em Moitas, nas cidades em que ela não é tão comum assim, é vendida por preços altíssimo. Variando de 50 à 70 centavos a unidade, em média. Por outro lado, aqui podemos cultivar o limoeiro sem problema algum, pois possuímos as condições ideais para o cultivo da mesma.
O limão, assim como as demais frutas já citadas no decorrer dessa série, também possui diversos nutrientes benéficos à nossa saúde, prevenindo doenças e garantindo uma qualidade de vida melhor para todos os seus consumidores.
De todos esses benefícios, o que mais lhe caracteriza é a vitamina C. Por ser uma fruta cítrica, é riquíssimo em vitamina C (40 a 50mg para cada 100g do fruto), que tem um papel inestimável nos fenômenos óxido-redutores, melhorando o desempenho das glândulas endócrinas. Por essa razão, é indispensável a sua ingestão diária.
A fruta também possui vitamina PP, que age protegendo e tonificando o sistema vascular, e vitamina I que é um preventivo das pneumonias. Possui vitamina B1, B2 e B3, provitamina A (principalmente na casca) e vitamina A (na polpa fresca e no sumo)
O limão também possui uma grande concentração de ácidos cítrico e málico, além de pequenas quantidades de ácido acético, fórmico e de citratos de potássio e de sódio. Contém grandes quantidades de sais minerais e oligoelementos como o cálcio, ferro, silício, fósforo, cobre, magnésio e iodo. É portador de glucose e frutose diretamente assimiláveis, bem como de sacarose. Contém gomas, mucilagem e algumas albuminas...

Como já podemos perceber, o limão é uma fruta incrivelmente benéfica a nossa saúde. Seus benefícios podem deixar várias outras frutas no chinelo! E se você, não é um consumidor dessa fruta, mas depois desse pequeno post ficou com vontade de ser, aí vai uma dica pra começar a consumi-lo: Uma receita facílima e baratinha pra se fazer e aproveitar um pouco do que o limão tem a lhe oferecer.

MOUSSE DE LIMÃO
OBS: Vale lembrar que a medida de suco de limão pode variar de acordo com o gosto pessoal de cada um. Quanto mais suco, mais azedinho vai ficar o mousse.
Ingredientes:
·         1 lata de leite condensado
·         1 lata de creme de leite
·         ½ xícara de suco de limão (suco puro, sem água, apenas espremendo o limão)

Modo de Preparo:
1.       Coloque no liquidificador o creme de leite (com o soro mesmo) e o leite condesado.
2.       Bata um pouco
3.       Depois vá acrescentando o suco de limão aos poucos
4.       Ele vai ficar bem consistente
5.       Leve para a geladeira e sirva gelado.

Dica: Você pode dobrar a receita para render mais, mas nesse caso, recomendo diminuir um pouco a quantidade do soco de limão para não ficar muito azedo.

Dica 2: Você pode fazer camadas de biscoito maisena para dar um sabor especial, mas nesse caso também deve ser reduzido a quantidade de suco de limão, não muito.


Por hoje é só pessoal. Espero que tenham gostado! Voltem sempre! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário