sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Penúltimo Dia de Atividades da II Gincana do Ensino Fundamental

A quinta etapa da II Gincana do Ensino Fundamental foi realizada de forma diferente das etapas anteriores. Basicamente esta etapa contou com dois dias para a realização de todas as provas, sendo eles terça e quarta.

A manhã de terça foi reservada para a equipe Fenix realizar a Caminhada da Conscientização - Primeira atividade das programadas para a tarde de quarta-feira.


Já a manhã de quarta, foi reservada para a equipe Esperança, também para a realização da Caminhada da Conscientização.


Ambas as equipes tiveram ótimos desempenhos e cada uma delas escolheram temas diferentes. A Equipe Esperança optou pelo tema "Segurança no Trânsito" enquanto a Equipe Fenix ficou com o tema "Trabalho Infantil".

Chegando o período da tarde, por volta das 15:00hs iniciou-se a gincana, e como já havia sido feita a primeira atividade, foi passado apenas um slide com as fotos da caminhada de cada equipe, mas sem ser dito a pontuação...

A segunda atividade foi "A melhor imitação de um funcionário da escola". Nessa atividade ambam as equipes escolheram professores para imitarem, da mesma forma, as duas se empogaram demais na hora de imitá-los. Segundo a diretora da escola, cada uma das equipes exagerou um pouco em alguns momentos da imitação, principalmente a equipe Fenix que exagerou muito na hora de imitar o mal comportamento dos alunos, embora membros da própria equipe tenham dito que realmente era isso que acontecia em sala, pelo menos na sala do 9º Ano.

Apesar das controvérsias, as duas apresentações ficaram muito boas e ambas se saíram muito bem na atuação, tanto do professor quanto dos alunos, mesmo com essa pitadinha de exagero.

Confiram os vídeos:

Imitação do Professor Obadias - Equipe Fenix

Imitação da Professora Nívia - Equipe Esperança

Depois foi a vez das equipes apresentarem uma paródia sobre o tema escolhido por elas na Caminhada da Conscientização.
Mais uma vez, ambas foram muito bem, principalmente a equipe Fenix, que contou com a participação dos alunos Alvaro (No violão), Wellington (cantando) e Jamily (cantando)... A Jamily cantou muito bem, além de ter passado um pouco de emoção na canção, coisa rara de se ver hoje em dia, ainda mais em uma paródia.

Confiram o vídeo:


A equipe Esperança também fez um bom trabalho. Eles contaram com a participação especial de um ex-aluno da escola (Onã) que também fez um ótimo trabalho no violão. Diferente da equipe vermelha, a Esperança optou por usar mais membros na hora de cantar. Mesmo sem o microfone, todos juntos poderam dar um ótimo apoio vocal.

Confiram o vídeo:


Após essa atividade, foi a hora da quarta atividade. Nessa os alunos teriam de escolher uma lenda de Moitas para fazer a apresentação e narração da mesma.
As lendas escolhidas foram: A botija enterrada (Equipe Fenix) e A lenda do Assobiador (Equipe Esperança).
A primeira equipe a se apresentar foi a equipe Fenix:


Na hora da segunda equipe se apresentar, alguns membros da equipe vermelha protestaram sobre a participação das alunas Jady e Aleide, alegando que ambas já haviam participado de outra atividade, o que foi descartado depois da análise dos vídeos gravados e das fotos.
O erro da equipe vermelha não foi apenas em protestar indevidamente, mas principalmente de ter feito isso durante a apresentação da equipe adversária, atrapalhando a apresentação da equipe e ainda tirando a concentração dos alunos participantes da peça, sendo necessária a intervenção tanto da diretora como também da coordenadora, sem falar na da professora Nívia que estava ajudando na apresentação.

Isso foi um tanto incoveniente da parte desse pequeno grupo de alunos da equipe Fenix, porém, apesar da distração, a peça continuou sem interrupções e também foi muito bem representada.

Confiram o vídeo:

A quinta atividade da tarde consistia em apresentar a história mais linda sobre um ex-aluno da escola Jonas Pereira...



Nessa atividade, mais uma vez foi homenagiado o ex-aluno Mauro, que é um exemplo de superação na busca do sonho. Apesar das dificuldades de sua vida pessoal, finalceira e escolar, não abriu mão do desejo de ser médico, e com sua determinação e força de vontade, finalmente alcançou seus objetivos e agora faz parte do programa Mais Médicos.
Não é atoa que já foi homenagiado tantas vezes pelos alunos, não apenas do Ensino Fundamental, mas também do Ensino Médio.

A sexta e última atividade do dia foi a arrecadação do maior número de cartões telefônicos.
Nessa atividade não teve o que se discutir. A equipe Fenix ganhou com a quantidade de mais de 2.000 mil cartões, enquanto a equipe verdo só conseguiu arrecadar por volta dos 300.



Encerrada as atividades, foi a hora de dizer a pontuação das equipes na Caminhada da Conscientização. Esse momento gerou uma certa polémica e indignação por parte da equipe verde.
Segundo a direção, as pontuações tinham sido feitas por ela (diretora) a coordenadora e o secretário da escola. Tanto a pontuação da Coordenadora quanto do Secretário estava aparentemente iguais, diferenciando-se apenas da pontuação dada pela Diretora. Baseado nesses fatos, foi decidido que ambas as equipes ficariam com 100 pontos, ou seja, ficariam empatadas.

Isso fez com que os membros (principalmente os professores) reclamassem do resultado, pois não acharam justo. Porém, apesar das reclamações, o resultado ficou assim mesmo...

Muita coisa ainda pode acontecer até o ultimo momento da gincana, mas espero que até lá tudo se resolva e que dúvidas não façam com que esse evento tão legal vire motivo de desentendimento entre alunos e professores.

Espero que até o final da gincana os ânimos se acalmem e que qualquer dúvida criada seja devidamente esclarecida para que pontuações indevidas não sejam aplicadas. Tanto os membros da equipe Fenix quanto da equipe Esperança estão se esforçando muito e ambos merecem seu devído crédito.

Boa sorte a todos e que vença o melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário