quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Primeira Etapa da II Gincana do Ensino Médio de Moitas

Mais uma vez o Ensino Médio de Moitas está realizando a gincana estudantil. A primera etapa já começou com força total e os alunos parecem estar bem empolgados.

Diferente do ano passado, este ano, em vez da gincana ser realizada no período de uma semana, ou seja, de segunda a sexta, ela será feita em dias alternados pelo decorrer do mês. Mesmo método usado pelo Ensino Fundamental esse ano. Aparentemente essa medida foi tomada para não ter impactos negativos nas aulas dos alunos e também para dar mais tempo das equipes se prepararem para as atividades seguintes...

Mas chega de enrolação e vamos aos detalhes do primeiro dia de competição...
No primeiro dia, foi a vez das equipes se apresentarem e apresentarem seus mascotes.No total, a primeira etapa as equipes foram avaliadas em 13 critérios, sendo eles:

  1. Apresentação do mascote;
  2. Bandeira da Equipe;
  3. Slogan;
  4. Gritos de guerra;
  5. Organização;
  6. Componentes;
  7. Caracterização;
  8. Frequência dos componentes das equipes;
  9. Paródia;
  10. Máquina da fama;
  11. Cordel;
  12. Homenagem aos professores;
  13. Prova surpresa.
Na hora da apresentação dos mascotes cada equipe tentou fazer o melhor. A equipe do primeiro ano, os Corujas, trouxe como mascote nada mais nada menos que uma coruja... um coruja pra ser mais exato. Com a animação acabou conseguindo chamar a atenção dos jurados.

Já a equipe do segundo ano, a equipe Furacão, ao contrario do que muita gente pensava, eles inovaram mais uma vez e trouxeram um personagem um tanto "assustador"... pelo menos pra Aysha que ficou morrendo de medo #tadinha! rsrs


Apesar do "cara de mal" da plateia, o mascote era do bem e dançar ele dançou. E claro que os outros mascotes não iam deixar ficar por isso e entrana na brincadeira. Daí vocês já imaginam a festa... confiram o vídeo:



Tanto a equipe Corujas quanto a equipe Furacões, ficaram com a mesma quantidade de pontos. Já a equipe Legendário,do terceiro ano,ficaram em 3º lugar com seu mascote Bruquelinho.
Apesar da grande animação dele, a equipe deixou um pouco a desejar no quesito originalidade.

Na segunda atividade, as bandeiras, mas uma vez as equipes Corujas e Furacões se destacaram. Dessa vez sem empates.
A equipe Corujas ficou em primeiro lugar, com uma incrível pintura de uma coruja na bandeira. Arte que lembra muito uma cena do filme "A lenda dos Guardiões". O fundo preto da bandeira deu um excelente contraste com os efeitos de luzes em forma de estrelas, mais a belíssima ave que é a coruja, além das letras em cor branca. A ótima harmonia de cores e contrastes, mais o belíssimo trabalho com certeza foi o responsável pela vitória da equipe nessa atividade. Parabéns aos criadores.

Logo em seguida veio a equipe furacão, que também deu um show no quesito arte manual. A bandeira da equipe também ficou muito bem feita e me surpreendeu bastante. Devo dizer que o furacão desse ano com certeza caiu mais bem que o Aroldo (o morceguinho azul) do ano passado... rsrsrs


A equipe Legendarios também fez um bom trabalho, porém poderia ter sido um pouco mais ousada na criação da bandeira, que ficou um pouco "simples" demais comparada a das outras equipes. O logo da equipe estava bem interessante apesar de eu não ter entendido direito...


Na atividade da Máquina da Fama, as equipes deveriam escolher um personagem marcante de algum dos países que fizeram parte da Copa do Mundo 2014. Os personagens ecolhidos foram:

Charles Chaplin (Corujas)
O personagem foi muito bem representado pelo aluno Felipe.

Lady Gaga (Furacões)
Como diria o professor Joandre: "sempre tem um pra sair do armário". kkkkk
Ótimo trabalho Ronaldo!

Neymar (Legendários)
Claro que nosso Brasil não poderia deixar de ser lembrando.
Show de bola, "Espiga"!

As três equipes se saíram muito bem na atividade da máquina da fama.
Na noite também teve a homenagem dos alunos aos professores. Cada equipe escolheu um professor da escola para fazer a sua homenagem.Esse momento com certeza foi o mais emocionante da noite. Ainda mais na apresentação da equipe Legendários, que apesar de a professora homenagiada não ter podido estar presente, foi uma homenagem que esbanjou sentimento e emoção. Parabéns a aluna que leu a mensagem e a equipe.


As outras equipes também fizeram belíssimas homenagens. A equipe do segundo ano homenagiou a professora Creusa, uma das primeiras professoras da escola Jonas Pereira de Azevedo, e a equipe Corujas fez uma homenagem a professora Clemilda, que ficou muito emocionada.



Outro momento que também emocionou bastante foi a parte do cordel, onde os alunos tinham que, através da literatura de cordel, contar a trajetória de um estudante em seus estudos. As 3 equipes se saíram incrivelmente bem, o que já era esperado, considerando o histórico de cordeis dos alunos selecionados para lerem. Nem sei dizer qual foi o melhor trabalho direito. Se eu fosse um jurado, com certeza ficaria na dúvida. Parabéns para as três equipes e para os alunos que produziram e leram a obra. Ficaram realmente muito boas.




Além das atividades citadas acima, as equipes também deram um show na hora de cantar a paródia. Cada equi contou com um membro e duas delas também contou com a participação especial de João, que ajudou na execução da música. Apenas a equipe Corujas selecionou duas meninas do time para executar a atividade. Confiram os vídeos:




Pra encerrar, foi a vez da prova surpresa, que acredito que foi a mais longa. Os alunos tinham de formar palavras com as letras de um baralho adaptado para essa atividade.No total, cada aluno deveria formar 3 palavras com quatro letras e que fossem da Lingua Portuguêsa. Confiram:


Não poderia deixar de citar aqui a participação do juri, que mais uma vez estava dando apoio na gincana. Com certeza também se divertiram muito!


Agora é esperar a próxima fase da gincana, que será realizada na terça, dia 26/08. E claro, mas uma vez estarei lá para fazer a cobertura. Desde já peço desculpa pelo atraso da publicação. Por problemas técnicos não pude fazer a postagem no tempo ideal, mas farei o possível para as próximas serem mais completas, interessantes e com rápida publicação. Agradeço a compreensão de todos. Boa sorte a todas as equipes!

E não deixem de visitar e curtir a nossa página no facebook.
Dúvidas, elogios ou críticas, deixe um comentário na Área do Leitor. Sua opinião é sempre bem vinda para melhorar nosso trabalho!

Agora, fiquem com o vídeo do encerramento do primeiro dia de atividades da Gincana. Cada equipe deu o seu grito de guerra, e no final, cada equipe levou as cadeiras de volta pra sala e ainda as cadeiras dos jurados... Muito legal! As equipes e a organização estão de parabéns.


2 comentários: