sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Outubro Rosa - Abrace Você Também Essa Causa


O mês de outubro é o mês que tem uma das melhores campanhas de conscientização já criadas - a campanha de conscientização da prevenção do câncer de mama.

"O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo Organização Mundial da Saúde. Esse tipo de câncer é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam."

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), "as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Para o controle do câncer de mama, é recomendado que as mulheres realizem exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações. É necessário que a mulher conheça o próprio corpo e caso veja alguma alteração, já procure atendimento médico, pois o exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde em atendimento hospitalar qualificado para essa atividade. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama."

A mulher também pode fazer um pré-exame em sua própria casa seguindo as seguintes dicas:


  • Passo 1: Observe bem suas mamas em frente a um espelho com as mãos apoiadas na nuca.
  • Passo 2: Levante o braço esquerdo e pressione com as pontas dos dedos indicador e médio fazendo movimentos circulares. Comece de baixo para cima até chegar ao mamilo.
  • Passo 3: Pressione o mamilo entre os dedos.
  • Passo 4: Deite-se. Coloque uma almofada por baixo do ombro esquerdo com o braço levantado e coloque a mão embaixo da cabeça. Pressone com os dedos indicador e médio toda a superfície da mama de cima para baixo e da esquerda para direite.
  • Passo 5: Repita os passos 2, 3 e 4 no outro mamilo. Se observar nódulos, partes endurecidas, secreções ou sedimentações, procure um mastologista.
"O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais[...]"

*Lembre-se: O autoexame é um complemento, não substitui o exame feito pelo médico e a mamografia, que são exames bem mais precisos.

A prevenção começa com a conscientização. Previna-se!!!

Para mais informações clique aqui.

Agradecimentos a minha prima e amiga Táfine pela decoração nova do site. Vlw prima ficou muuito legal. (y)

Nenhum comentário:

Postar um comentário