terça-feira, 6 de junho de 2017

OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronauta

Uma escola que se preze, sempre está buscando novas formas de melhorar o conhecimento dos alunos, e na escola de Moitas não poderia ser diferente. E assim como algumas olimpíadas, a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) também fez parte da lista da Escola Jonas Pereira de Azevedo.


Já não é de hoje que a EEB Jonas Pereira de Azevedo se destaca nas organizações de eventos e principalmente na pontuação elevada nas principais olimpíadas realizadas no município. Na maioria das provas, a escola acaba ficando com a maior quantidade de medalhadas premiadas, o que, de certa forma, acaba incentivando ainda mais os alunos - e também professores - a se prepararem ainda mais para as futuras olimpíadas que ainda virão, sejam elas inéditas ou não.

Na aplicação da OBA, a EEB Jonas Pereira de Azevedo teve um empenho um tanto mais especial na hora da preparação da sala de vídeo, que foi utilizada para... meio que uma prévia antes do dia de aplicação das provas.



Um dia antes depois da exibição dos vídeos - ou pré-prova - vários funcionários se juntaram para preparar a sala, fazendo recortes, pinturas, impressões, colagens e tudo que seria preciso para deixar a sala de vídeo - que normalmente está um tanto "cinza"-, digna de uma aula "astronômica".

O resultado final não podia ser diferente: a decoração ficou simplesmente linda e impressionou a todos. Não apenas pelo tema ou quantidade de coisas usadas, mas pelos detalhes pensados na hora da decoração. A sala contou até com um mine planetário, e com um pouco de "efeitos especiais", pôde-se ter uma boa ideia do que acontece no Espaço quando a luz do Sol alcança os planetas do nosso Sistema Solar.


Na foto, pode-se ver a representação dos planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte e Júpiter sendo iluminados apenas de um lado, ficando com o lado contrario escuro, o que faz a representação do dia e da noite.

O coordenador responsável para visitar as escolas no decorrer das provas ficou simplesmente encantado com a decoração da sala, e ficou mais ainda quando presenciou o pequeno e simples efeito de luz, que mesmo em sua simplicidade conseguiu representar muito bem o seu papel.


Além do planetário, a sala também continha vários cartazes para a representação dos outros astros, desde cometas, estrelas, satélites, galáxias a até a representação de eclipses e fases da Lua, bem como fotos mais detalhadas dos outros planetas do Sistema Solar, mostrando que não é apenas Saturno que possui anéis, mas também Júpiter, Urano e Netuno - os planetas gasosos.






Os vídeos foram exibidos para turmas separadas durante o decorrer do dia, de modo que cada turma pode ter um tempo dentro da sala com conteúdos específicos para cada uma, para assim fazer uma boa preparação para a prova que seria realizada nos próximos dias.






Pela manhã, após se despedir, houve um pequeno momento de descontração. O Coordenador Jacinto juntamente com alguns professores e alunos se juntaram para algumas fotos e todos se divertiram com o momento.




De modo geral, tanto o antes quanto o depois das provas ocorreram bem. Agora todos estão ansiosos para saber os resultados, mas pelo histórico da escola, todos esperam que nesse ano, assim com em outras olimpíadas (a Olimpíada Canguru por exemplo), na OBA não seja diferente, e que possam ter um bom resultado. Os alunos esperam ansiosos, mas é certo que o mesmo acontece com os professores.

Boa sorte a todos!

Quem desejar ver mais fotos da decoração e das demais turmas, visite a nossa página no Facebook e veja o álbum de fotos especial da OBA, clicando aqui.

Em breve, quem sabe, voltaremos com mais informações. Torcemos para que, mais uma vez, a escola seja destaque no município e consiga muitas medalhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário