quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

As Cores do Ano

Durante o ano, várias campanhas são realizadas com o intuito de conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar e tratar alguns problemas de saúde.
Essas campanhas normalmente utilizam cores para representar a causa, cores que sempre têm um motivo específico de serem escolhidas e que dão uma ênfase maior ao assunto em questão. Assim como as cores, as campanhas são bem diversas e podem ser bem conhecidas ou nem tanto assim.


Dentre as campanhas desse tipo, as mais conhecidas estão a do Outubro Rosa e o Novembro Azul. Comemoradas nos respectivos meses, ambas com finalidades parecidas e amplamente divulgada pela mídia, atualmente são conhecidas mundialmente, ao ponto de cidades inteiras, desde Rio de Janeiro à Paris, decorarem seus pontos turísticos principais com as cores da campanha.


Além delas, também existem outras campanhas em outros meses do ano e com cores diferentes ou mesmo repetidas. Dentre elas temos: Abril Verde (Saúde e Segurança no Trabalho), Maio Roxo (Doença Inflamatória Intestinal), Junho Vermelho (Doação de Sangue), Julho Amarelo (Campanha contra Hepatites Virais) dentre várias outras que acontecem em nível estadual, nacional ou mesmo mundial.

Outra campanha que vem ficando muito conhecida e que definitivamente deve ser muito divulgada por ter uma finalidade muito linda, é a campanha do Setembro Amarelo. Ela vem crescendo no decorrer dos anos mas ainda precisa ser bem mais divulga pois sua importância é indiscutível.


A campanha também é internacional, mas sua visibilidade na mídia ainda é bem pequena aqui no Brasil, se comparado ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul. Apesar disso, é comum ver pessoas compartilhando frases de motivação e apoio nas redes sociais.

Infelizmente isso ainda não é o suficiente. O número de suicídios vêm crescendo bastante nos últimos anos e entender melhor as causas que levam uma pessoa a tomar medidas tão desesperadas pode ajudar e evitar que esse número continue crescendo e que mais vidas sejam perdidas conforme os anos passam - a maioria jovens.


É muito importante também lembrar que o julgamento das pessoas pode agravar ainda mais a situação de quem já está sofrendo. Cada pessoa tem seus próprios problemas e criticar alguém por pensar em suicídio por não saber como agir, como resolver aquela situação, é no mínimo irresponsável, e principalmente insensível. O ideal é sempre buscar ajuda profissional, mas se isso parecer assustador demais, tente desabafar com alguém de confiança e que tenha certeza de que não irá julga-lo. Porém vale ressaltar que uma ajuda profissional deve sempre ser a primeira opção a ser considerada, pois ele saberá melhor como identificar e tratar o problema e ajudará a entender com mais clareza questões que pareciam sem solução, mas que depois dessa ajuda acabam revelando um ponto de saída que pode dar um alívio para a mente e o coração.


Ainda num assunto semelhante ao do Setembro Amarelo, outra campanha também foi criada voltada para o lado psicológico humano, porém de uma forma mais abrangente. O Janeiro Branco tem como foco a Saúde Mental. A campanha nasceu no ano de 2014 e desde então vem crescendo e contando com o apoio de vários profissionais da área.


Quando se fala em saúde mental, muitas pessoas já associam à loucura e nem sempre esse é o caso. A mente é uma coisa delicada e precisa muito da atenção. Como o próprio slogan da campanha sugere: Cuidar da mente é cuidar da vida. Uma mente saudável contribui para um corpo saudável e bem-estar de um modo geral.


Uma conversa com um psicólogo não é para falar apenas de problemas mais sérios, a função desse profissional vai muito além disso. Ele pode ajuda a lidar com problemas "mais simples" com uma ansiedade ou mesmo com algo como uma autoaceitação ou uma fobia, por exemplo.
Problemas simples ou nem tanto assim, que no final, sem a devida atenção, podem acabar se complicando e trazendo problemas que podem gerar consequências para a vida toda. Então, que tal aproveitar o mês de janeiro e marcar sua consulta? Ou mesmo desabafar com um amigo? Qualquer problema pode ficar mais fácil, mais leve se você desabafar. O importante é saber que você não está sozinho e sempre haverá pessoas que estarão dispostas a ouvir e ajudar você.


Janeiro é o primeiro mês do ano, a cor branca representa uma tela em branco, um novo recomeço. A caneta é você quem tem em mãos. Resta agora escrever uma nova história e preparar um final feliz, pois você merece viver bem, merece ser plenamente... Feliz!

Se você se interessou e quer saber mais sobre a campanha Janeiro Branco, Clique aqui para ser direcionado para o site Psicologia Para Curiosos, onde encontrar mais informações sobre a campanha bem como vários outros temas sobre psicologia e saúde mental.
Na duvida, procure um Psiquiatra ou um Psicólogo mais próximo de você e agente uma consulta. Não tenha vergonha, pois não há nada do que se envergonhar. O foco é sua saúde.

Você já passou ou conhece alguém que passou por alguma situação ruim mas que conseguiu superar? Deixe nos comentários a sua história que teremos prazer em ler.
Grande abraço e até a próxima.

10 comentários:

  1. MANO EU ADOREI MEU DEUS AAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  2. Otimo post ....a influênca contra essas coisas vai ajudar muito gente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. É sempre bom contribuir de alguma forma para uma sociedade melhor. ^^ Que bom que gostou.

      Excluir
  3. Parabens, pelas postagens maravilhosas... Continue assim

    ResponderExcluir
  4. Muito esclarecedor...parabens! Materia maravilhosa, continue sendo uma pessoa de luz.

    ResponderExcluir
  5. Amei o post!!!!!! Conteúdo muito bom e completo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado escritora. Em breve esperamos ter sua contribuição aqui também. Tenho certeza que será maravilhosa.

      Excluir